Risco Gratuito para Bordado ou Aplique

REVISTA COSTURA PERFEITA - A Revista nº1 da Confecção

FAÇA A COISA CERTA

Vestido com Manga Japonesa

Por Tereza Loschi Milanez

As novas tendências são para os shapes que oscilam entre os vestidos ajustados ao corpo ou com volumes estratégicos nos ombros estruturados e quadris (por exemplo, silhueta tulipa, balonê etc.), favorecidos por tecidos nobres, high tech, naturais fluídicos, ecológicos, entre outros. A peça que ensinaremos nesta edição é muito fácil de modelar: com decote canoa e manga japonesa, é um vestido solto, mas que mantém a forma do corpo e se afunila levemente na barra.

Passo a passo:

Comece traçando o básico para tecido plano, da blusa e da manga. Para realizar esta modelagem com rapidez, segurança e bom caimento, utilize o método Anatômico. Observe as linhas vermelhas e azuis que representam esses básicos e as linhas pretas que representam as modificações que fará no modelito.

Manga japonesa: Os modelos de manga japonesa são roupas geralmente folgadas no corpo, portanto, nesse vestido soltinho poderemos dispensar as pences e igualar a altura da lateral costas na mesma medida da frente, aumentando o comprimento das costas na altura da cintura. Para facilitar o traçado, faremos em um mesmo esquema os moldes frente e costas.

Recorte o molde básico costas e coloque sobre o molde básico frente, unindo ombros, decote e linha no centro. A largura das costas será igualada com a largura da frente. Assim, a única diferença entre frente e costas vai ser o decote; todo o restante será igual, como demonstra a figura 2. Ilustramos e ensinamos para que você entenda o procedimento, mas a essência é simplesmente desenhar o decote costas no molde da frente.

Faça um aumento de 2 cm em toda a lateral para proporcionar mais folga ao modelo. Essa medida pode variar de acordo com o resultado desejado, podendo dar mais volume no quadril.

Marque ponto A na cava da blusa, desça 10 cm na lateral e marque ponto B. Essa medida pode variar de acordo com o número do manequim, sendo de 10 cm a 12 cm.

No básico da manga, marque os ponto C e D, sendo a distância de C até D igual a um quarto do contorno total da manga. No ombro, suba 1 cm do ponto F e marque o ponto G. Essa medida pode variar de acordo com a folga desejada embaixo do braço: quanto maior a medida, maior a folga. Trace um novo ombro saindo do ponto E, passando por G e prolongando-se o suficiente para o comprimento da manga.

Recorte a base da manga e coloque-a no traçado da blusa, unindo o ponto G com a cabeça da manga e mantendo o meio dela no prolongamento do ombro. Ficará como mostrado na figura 1.

Ligue os pontos B e D com uma curva, definindo a manga japonesa. A manga que vemos na modelo tem um elástico levemente esticado para dar um visual tipo balonê à barra.

Transporte dos ombros: Decalque separando os moldes frente e costas em outro papel. Junte os moldes frente e costas pela linha do ombro, de acordo com a figura 3. Faça um traço deslocando o ombro 2 cm para a frente e marque o ponto H. Corte separando frente e costas pela linha H, assim a costura do ombro ficará um pouco para a frente, proporcionando elegância à roupa.

Decote: Para modelar este decote canoa, é muito fácil: é só afastar 4 cm no ombro e 3 cm no centro, tanto na frente como nas costas, retraçando as curvas. Observe nas figuras que o decote costas sempre é mais alto que o da frente para evitar que a roupa fique caindo nos ombros.

Para este comprimento de vestido, desça 30 cm do quadril e afunile 2 centímetros, como se pode observar na figura 1.

Depois de fazer todas essas modificações, coloque as margens de costura de acordo com o acabamento - que neste caso leva zíper nas costas - e também de acordo com maquinário utilizado.

Aprenda a desenvolver várias outras mangas com a apostila de Mangas Diversas e também com a apostila de Manga Raglã do corte sem cálculos Anatômico.

]

Para dúvidas e sugestões, entre em contato pelos telefones (11) 3222-4242 e (11) 9865-6040, e-mail contato@corteanatomico.com.br, ou acesse o site www.corteanatomico.com.br.

Agradecimentos: Amanda Baptista Milanez e Rosemary Baptista Milanez.

Foto: Agência Fotosite

Legenda: Desfile Patachou - Fashion Rio Inverno 2011.

Comentários

  1. Muito bom gostei do seu blog estou te seguiindo bjos.
    http://becaeyel.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Responderei em breve. Adriana Gloria.