Risco Gratuito para Bordado ou Aplique

REVISTA COSTURA PERFEITA - A Revista nº1 da Confecção

FAÇA A COISA CERTA

Por Tereza Loschi Milanez

Saia Godê Simples

Mais uma vez a moda vai e volta. Agora são as saias godê que estão por aí novamente, nos desfiles de verão e agora também nos de inverno, trazendo para as mulheres a feminilidade dos anos 1950-60. A saia super-rodada, com volume, ficou famosa nessas décadas nos corpinhos das moças que dançavamrock'n'roll naquela época.

A diferença entre o godê simples e o godê duplo é bastante significativa. A saia godê duplo é cortada como um grande círculo, com um espaço no meio para envolver a cintura de quem usa, proporcionando bastante volume na barra, matéria já ensinada em edição anterior. A saia que ensinaremos hoje é a godê simples, ou seja, metade de um círculo, que tem menos volume e fica um pouco menos rodada.

Observe bem nesta lição a diferença entre a saia godê simples e a saia godê duplo. Na godê simples, a medida que deve ser aplicada é 1/3 da medida da circunferência da cintura e o papel não está dobrado, como no godê duplo.

Passo a passo:

Utilize um papel quadrado e marque o ponto C no canto do papel. De C até D aplique 1/3 da medida da circunferência total da cintura do manequim desejado e de D meça o comprimento total da saia e marque E. Faça uma curva ligando os pontos. Você pode utilizar uma régua e um lápis como uma espécie de compasso, como mostra a figura 1.

Exemplo: Manequim 42 - Circunferência total da cintura é 74 cm.

C até D - 1/3 da circunferência, ou seja, 24,6 cm.

D até E - Comprimento longuete, 75 cm abaixo da cintura (mais ou menos no meio da canela).

 Neste modelo de saia, a frente e as costas são iguais, então corte duas vezes este molde e coloque-os no tecido como mostra a figura 2. Ela fica com ótimo caimento se cortada em pleno viés.

Se quiser fazer recortes, é só dividir o molde e acrescentar as margens de costura. Utilizando a criatividade, reproduza infinitos modelos.

Esta e outras lições são encontradas no livro básico do Corte Anatômico®, que forma profissionais em todo o país com seus cursos a distância. Aprenda você também com confiança e qualidade e sem complicações.

Dúvidas e sugestões, entre em contato pelos telefones: (11) 3222-4242 ou (11) 9865-6040, e-mail: contato@corteanatomico.com.br, ou acesse o site www.corteanatomico.com.br.

Agradecimentos: Amanda Baptista Milanez e Rosemary Baptista Milanez.

Foto: Agência Fotosite

Legenda: Desfile Louis Vuitton, Inverno 2010.

Comentários