Risco Gratuito para Bordado ou Aplique

REVISTA COSTURA PERFEITA - A Revista nº1 da Confecção

FAÇA A COISA CERTA

SAIA GODÊ DUPLO

Por Tereza Loschi Milanez

 Saias godês invadem as estações mais alegres do ano, a primavera e o verão. Mais uma vez a moda inspira-se no passado, deixando as mulheres mais charmosas, com uma peça que é um dos símbolo do feminismo e sensualidade: as saias. Divertidas e volumosas, as saias godês (rodadas desde a cintura) vêm com tudo, principalmente com cintos e cintura alta. E a modelagem é mais fácil de usar por ser soltinha, rodada e cheia de movimento! Nesta edição, iremos fazer asaia godê duplo, também chamada de "godê guarda-chuva," por formar um círculo completo.

Passo a passo:

A modelagem é muito simples. Utilize um papel retangular no tamanho suficiente ao comprimento da saia. Dobre ao meio e marque ponto C no canto do papel junto à dobra. De C até D aplique 1/6 da circunferência da cintura do manequim desejado. De D até E marque o comprimento da saia diversas vezes utilizando a régua como se fosse um compasso. (fig. 01)

Comprimentos das saias

Para marcar o comprimento, nada melhor que possuir uma tabela industrial. Começaremos mostrando quais os comprimentos mais usados e seus nomes. Eles servem para saias, vestidos e saias-calças.

1- Micro 35 cm: entre 8 e 10 cm abaixo da altura do gancho de uma calça.

2- Mini 40 cm: fica no meio da coxa.

3- Midi 45 cm: este comprimento fica um pouco acima do joelho.

4- Chanel 55 cm: na altura do joelho.

5- Maxi 60 cm: na altura da "batata da perna".

6- Longuete 75 cm: mais ou menos no meio da canela.

7- Longo 105 cm: cobrindo o sapato.

Desdobrando o papel, terá a metade da saia. Se quiser fazer recortes é só dividir o molde e acrescentar as margens de costura. Utilizando sua criatividade, reproduza infinitos modelos. Para cortar o tecido, coloque o molde na posição indicada na figura 2. O tecido a ser escolhido vai depender do volume desejado. Como podemos observar na foto, o tecido desta saia proporciona volume.

Esta e outras lições são encontradas no livro básico do Corte Anatômico, que forma profissionais em todo o país por meio de seus cursos a distância. Aprenda você também com confiança e qualidade, e sem complicações.

Dúvidas ou sugestões, entre em contato pelos telefones: (11) 3222-4242 ou (11) 9865-6040; e-mail: contato@corteanatomico.com.br ou acesse o site: www.corteanatomico.com.br

Agradecimentos: Amanda Baptista Milanez e Rosemary Baptista Milanez

Foto: Silvia Boriello / Desfile Cori - SPFW - Verão 2011

Comentários