Risco Gratuito para Bordado ou Aplique

REVISTA COSTURA PERFEITA - A Revista nº1 da Confecção


FAÇA A COISA CERTA

Por Tereza Loschi Milanez
CALÇA CLOCHARD
 A palavra clochard tem origem francesa e significa "andarilho"; isso mesmo, é uma calça inspirada nas roupas dos "sem abrigo", tendo um estilo bem despojado.
Mais uma vez os estilistas foram buscar ideias no passado, pois esta calça já foi muito utilizada nos anos 1980 e retorna agora como uma supertendência em muitos desfiles internacionais.
É uma calça bem solta e que deve ser ajustada na cintura com cinto, mas que voltou também com a tendência de cintura alta, com volume nos quadris proporcionado por pregas; é um pouco afunilada, lembrando as calças carrot (cenoura), só que a clochard é mais curta, ficando seu comprimento entre o tornozelo e os joelhos. A calça aparece em inúmeras versões: feita de tecidos leves como linho e algodão, despojada, de alfaiataria ou em tecido fino e festivo.
Gostamos de lembrar sempre que o resultado de seu trabalho vai depender da qualidade da base utilizada. Como todo modelo esta calça deve ser desenvolvida por meio de uma boa modelagem, por isso antes de tudo é preciso saber fazer uma boa base, neste assunto o Corte Anatômico poderá te ajudar, fornecendo nossos conhecimentos para formar bons profissionais, pelo nosso método de corte sem cálculos, rápido e fácil.
Vamos lhe ensinar agora como fazer este modelo, com duas pregas na frente para dar volume e afunilando um pouco a perna.
Passo a Passo:
Como o modelo é folgado, aconselhamos que utilize para o tipo básico um manequim acima do desejado. Exemplo, para as confecções que fazem a peça piloto em um tamanho médio manequim 42, utilize o tamanho 44, etiquetando como 42, que proporcionará este resultado mais largo e com o gancho um pouquinho baixo. No entanto, se desejar um modelo ainda mais amplo, use o básico dois manequins maiores. Observe as figuras: as linhas vermelhas representam a base e as linhas pretas, as modificações para o modelo clochard.
Instruções para frente e costas, figuras 1 e 2
GANCHO: Para um gancho mais baixo desça 3 cm nos ganchos frente e costas e trace as curvas. Confira o entrepernas para garantir que estão com a mesma medida; se necessário ajuste o entrepernas frente.
AJUSTE NA BARRA: Nos pontos A e B, entre 2 cm. Trace as laterais ligando em linha reta o ponto D até a linha dos quadris, e trace o entrepernas ligando em linha reta o ponto C até a linha do joelho. Obs.: se desejar a boca da calça mais justa, aumente a medida de ajuste nos pontos A e B.
COMPRIMENTO: Marque o meio entre a barra e a linha dos joelhos e suba a barra, fazendo com que a calça fique mais curta.
Instruções só para frente:
PREGAS: 1ª Prega: Trace a 1ª prega na linha do vinco do molde, marcando o ponto G que vai cruzar a cintura com a linha do vinco; desça até 5 cm abaixo do joelho e marque E, e no entrepernas a partir da linha do joelho desça 10 cm, marcando F. Desenhe uma linha pontilhada passando pelos pontos F-E-G. Fig. 1
2ª Prega: Na linha da cintura marque 5 cm para a direita e marque H; nesta direção desça uma linha paralela à linha E-G, descendo também 5 cm da linha do joelho e marque I. Na lateral a partir da linha do joelho desça 10 cm e marque J. Desenhe uma linha pontilhada passando pelos pontos J-I-H. Fig. 1
Corte nas linhas pontilhadas, abrindo a profundidade desejada para cada prega; nesse caso, por exemplo, abra 4 cm em cada uma. Cole um papel mantendo as aberturas. Fazendo isso proporcionará volume nos quadris até o joelho, que é a característica da calça clochard. Fig. 3.
Se desejar, poderá aumentar a profundidade das pregas para deixar o modelo mais amplo e ainda fazer mais ou menos pregas com aberturas maiores ou menores, use sua criatividade. Se quiser pregas na parte das costas é só seguir o mesmo procedimento. Os bolsos poderão ser bolso-faca, bolso-americano ou como desejar. A pence da cintura frente é desconsiderada ficando a cintura mais solta, que será ajustada com um cinto, característica primordial do modelo clochard.
Esta e muitas outras interpretações de modelos são encontradas em nossa apostila de calças.
Dúvidas ou sugestões, entre em contato pelos telefones: (11) 3222-4242 ou (11) 9865-6040; e-mail: contato@corteanatomico.com.br ou acesse o site: www.corteanatomico.com.br
Agradecimentos: Amanda Baptista Milanez e Rosemary Baptista Milanez
Foto: Agência Fotosite/Desfile Kenzo - Verão 2010

Comentários